Tendências de Marketing para 2021
2020 foi sem dúvidas o ano da digitalização de igrejas e ministérios. A pandemia acelerou este processo. Mas, e agora? Como vai ser em 2021? Bora organizar a casa?
Sabia que pouco mais de 70% das pessoas que assistem vídeos no YouTube é pelo telefone celular? Este dado é importantíssimo, pois, nos mostra o comportamento do brasileiro que muitas vezes tem o smartphone como única forma de contato com a Internet.
Daí a importância de pensar conteúdos, sites, blogs, vídeos e materiais fáceis de consumir no formato MOBILE! E se faltar criatividade, selecionamos 7 Livros que todo Pastor Criativo deve ler para aprimorar a Comunicação em Sua Igreja.
ALGUMAS DAS TENDÊNCIAS QUE PESQUISAMOS E OUVIMOS DE DIVERSOS ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL PARA 2021 ENVOLVE:
- Buscas por Voz (cada vez maior)
- Podcasts
- WhatsApp e Telegram (muito áudio!)
- Conteúdos em vídeo seja por gravações, stories, lives
- Os conteúdos em vídeo tendem a ser mais rápidos, dinâmicos e informativos. Informar mais em menos tempo.
- Esta tendência veio muito puxada pelo TikTok que já está seguindo no Reels do Instagram e em breve no Shorts do YouTube (sim, o YT terá sua rede de vídeos cursos e rápidos, já em teste na Índia).
- EAD — ah, não brinca, Elis! Sim, temos Aulas on-line no Brasil há anos, mas, estamos em um momento crucial de nossa história para a evolução de cursos on-line. Tanto cursos de curta duração como cursos como graduação, pós-graduação, cursos de línguas entre várias outras frentes.
- Uma tendência importante é o Social Commerce. As plataformas de Mídias Sociais cada vez mais permitirão transações dentro delas, assim como vimos a chegada do Instagram Shop e da evolução do catálogo do WhatsApp Business.
- Uma das grandes tendências para 2021 — ouvi essa em um evento do YouPix neste final de ano — são os Nano Influenciadores. Aquelas pessoas que tem entre 1 mil a 10 mil seguidores. Para quem trabalha em Marketing Digital é sabido que quanto mais seguidores a pessoa tem dentro do Instagram e até mesmo de inscritos no YouTube, parece que é mais difícil alcançar o público total. E é sim. A ideia das plataformas é que comecemos a fazer anúncios para alcançar nossa base de fãs. É aí que os Nano Influenciadores entram. Eles são próximos das pessoas que os seguem, transmitem verdade e provavelmente estarão ainda mais perto das marcas e do público. É com os Nano Influenciadores que muitos diálogos importantes acontecem. É o famoso: a vida como ela é.
- Outra estratégia de comunicação muito importante para igrejas e ministérios é usufruir do conteúdo gerado pelo usuário, que chamamos no Marketing de UGC. Aquelas dúvidas e pedidos que você recebe na sua caixinha de pergunta, no inbox, nos comentários dos seus posts podem ser norteadores importantes na criação dos seus conteúdos!
- Streaming: os games já dominam a Internet desde que ela existe. Mas, cada vez mais estamos vendo plataformas como o Twitch (da Amazon) crescendo e pessoas se especializando em streaming de games. Já vimos narradores de jogos, jogadores profissionais individuais e em equipes, participando de campeonatos que rolam muito dinheiro. Será que para o meio cristão pode surgir algo neste sentido? Vamos observar.
- Você com certeza já ouviu falar sobre a LGPD que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em vigor desde setembro de 2020. Cuidado com os dados que você capta e compartilha. Aqui tem um arquivo bem detalhado sobre este tema.
Um princípio do cristão e que é cada vez mais aclamado no Marketing Digital é apresentar claramente seu PROPÓSITO na Internet. A transparência aliada a bons conteúdos atrai pessoas que também tem os mesmos interesses que você.
Faça um bom planejamento para 2021.
Artigo escrito por Elis Amâncio, publicado originalmente no Medium da Hitbel.
O que achou?
Sua igreja já está alinhada à essas tendências? Vai empregar alguma dessas tendências em sua igreja? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.