Comunicação

8 obstáculos a serem vencidos para uma comunicação eficaz na Igreja

Poucas pessoas sabem como fornecer comunicação eficaz na igreja.

Com todas as escolhas e opções que temos hoje, como alguém sabe a melhor maneira de garantir que a congregação receba as informações certas?

Se você luta com isso, fique calmo, você não está sozinho. Talvez você tenha experimentado um (ou todos) desses 8 obstáculos para uma comunicação eficaz na igreja. Chegou a hora de vencê-los.

1. Enfrentando reclamões

Inevitavelmente, você enfrentará um punhado de reclamões que nunca se satisfarão com a maneira como você faz as coisas. Eles podem estar com o peso nos ombros por causa de uma dor anterior ou de uma experiência ruim. Talvez eles apenas vejam tudo com uma abordagem “meio-vazia”. Isso torna o seu trabalho de comunicação difícil, pois nada pode ser “bom o suficiente”.

Enquanto os reclamões o frustram, não ignore todos os seus conselhos. Examine qualquer verdade por trás de seus comentários ásperos e leve-os em consideração. Mesmo os reclamões crônicos têm conselhos perspicazes e construtivos para oferecer em meio a suas frustrações.

2. Avaliando Digital X Papel

O debate digital X papel continua a atormentar os líderes da igreja hoje. Embora muitas igrejas tenham optado por anúncios estritamente digitais, outras têm revistas mensais ou um boletim semanal. Considere seus dados demográficos. Veja quantos boletins são “reciclados” ou jogados fora todos os domingos, e quantos revistas permanecem intactas a cada semana. A comunicação em papel definitivamente tem um lugar e uma utilidade; no entanto, certifique-se de administrar bem os recursos financeiros e ambientais, imprimindo apenas as quantidades adequadas e fazendo isso de forma eficaz.

Se você está resistindo em entrar na era digital, reconsidere. Com a prevalência de tablets e smartphones, muitas pessoas provavelmente preferem fazer anotações de sermões em um aplicativo em vez de no papel. A comunicação digital feita de forma adequada pode atingir uma porcentagem maior de pessoas com menos trabalho e mais impacto. Mas seja qual for o híbrido de formato digital e papel que você escolher, certifique-se de que seja apropriado para sua congregação e também para a comunidade ao seu redor.

3. Escolhendo as plataformas de mídia social

Uma infinidade de opções de mídia social está na ponta dos dedos da Igreja. Facebook, Twitter, podcasts, Instagram, blogs, etc. Quais você deve usar? Talvez a melhor pergunta seja: qual, ou quais, você pode manter atualizado? Ao procurar por uma nova igreja, a maioria das pessoas vai primeiro pesquisar na web (em geral no Google) e depois para diferentes opções de mídia social. A precisão e a condição do perfil ou site de sua igreja comunicam muito sobre ela. Um perfil ou um site desatuaizados mostram uma igreja que não consegue administrar bem tudo o que se propõe a fazer.

Quando visitamos um site que tem informações do ano passado listadas como “eventos atuais”, sabemos que a igreja não consegue gerir com sucesso suas informações.

É melhor ter um site estático que não exija nenhuma atualização de informações do que ter um com informações e postagens desatualizadas.

O mesmo vale para as outras plataformas de mídia social. Você deseja ter uma comunicação eficaz na igreja. Se você não tem um membro da equipe designado ou voluntário dedicado a manter o perfil da igreja atualizado, considere se vale a pena manter o perfil ativo. É preferivel ter apenas algumas contas sociais bem feitas do que várias feitas de forma medíocre.

4. Alinhando a mensagem

Certifique-se de alinhar as mensagens que seu pessoal ouve semanalmente. O que é alinhamento? Ter uma comunicação consistente e clara de informações em todas as plataformas – impressão, site, mídia social, púlpito, etc. Quando alguém recebe apenas informações parciais sobre um evento ou mensagem, seu interesse pode se perder ou pode haver confusão. Quando alguém ouve uma coisa de um anúncio no púlpito, mas vê informações diferentes na impressão ou na tela, eles não sabem qual informação está correta.

Procure alinhar sua mensagem em todas as áreas da igreja. Você pode fazer isso não apenas por meio de informações e dados consistentes, mas também por meio de uma representação visual consistente das informações. Use os mesmos logotipos, o mesmo esquema de cores e as mesmas fontes. Torne as informações reconhecíveis pela vista, não apenas pelo conteúdo.

5. A comunicação formal varia da comunicação verbal

Este ponto acompanha o alinhamento de sua mensagem. Muitas vezes as informações compartilhadas no quiosque de informações variam das informações compartilhadas no púlpito ou boletim. Pessoas desinformadas compartilharão informações incorretas. Quando isso acontece, as informações incorretas continuam a se dispersar.

A solução para esse obstáculo está em garantir a clareza de sua mensagem, instruindo bem quem está na liderança ou é voluntário nessa área. Isso garantirá que as informações não sejam apenas corretas, mas que você forneça uma comunicação eficaz na igreja.

6. Falta de Clareza Organizacional

A sua liderança sabe em que direção a igreja está indo? A visão está clara para a equipe? para a liderança? para a congregação como um todo? E quanto à missão que você busca cumprir como corpo? Se essas coisas não estiverem claras, as metas e ambições dos diferentes ministérios e áreas da igreja não estarão claras.

Ao falar do futuro, sua congregação entende o quadro geral? Talvez mais importante, a sua liderança? Seus líderes contribuem para o trabalho da igreja, e se seus líderes não estiverem comunicando as informações corretas, a ambigüidade irá se espalhar para o resto da congregação.

Veja onde você gostaria de estar como igreja e considere como você está comunicando isso ao resto do corpo. Se você não puder fazer isso, pode ser hora de pedir ajuda a outros pastores, lideres ou irmãos mais experientes. Não seja um navio sem leme. Saiba para onde Deus está conduzindo você como Pastor da igreja e comunique isso à congregação como um todo.

7. Má comunicação do púlpito

Como sua congregação recebe informações a cada semana? O pastor é um bom comunicador? Embora os pastores passem pelo seminário ou recebam treinamento avançado, muitos se comunicam mal. Eles não conseguem se conectar com seu público. Considere como as informações são transmitidas do púlpito a cada semana. Se você é um pastor que não consegue se comunicar com clareza, pergunte aos outros o que você pode fazer melhor. Avalie suas gravações de vídeo e faça melhorias. Procure outros pastores e líderes que possam encorajá-lo e caminhar ao seu lado enquanto você busca melhorar. Aprenda quais estilos de comunicação sua congregação é mais receptiva e tente repetir isso a cada domingo. A comunicação clara do púlpito permite que o corpo da sua igreja experimente crescimento e unidade à medida que se aproximam de Cristo, mas também se aprofundam nos relacionamentos uns com os outros.

8. Incerteza sobre o que é uma comunicação eficaz na Igreja

Quando você não sabe o que comunicar, tende a comunicar tudo. Reserve algum tempo para considerar as informações mais importantes. Você não tem que comunicar todas as coisas, mas as coisas mais importantes. E você pode não saber quais são as coisas mais importantes. Talvez você precise de ajuda para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz. Busque ajuda. Crie um grupo de pastores ou líderes que possam te ajudar nessa área. Afinal, saber o que comunicar é tão importante quanto como você se comunica.

Enfrente esses 8 obstáculos para uma comunicação eficaz na igreja com confiança; como resultado, você verá que sua comunicação com a congregação melhorará e terá um impacto mais duradouro sobre aqueles a quem você está servindo.

O que achou?

Você já enfrentou algum desses obstáculos? Como se saiu? Existe algum outro obstáculo na comunicação da igreja que não está nessa lista? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.

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