Ensino

Sete razões para sua igreja utilizar a tecnologia no Ensino Bíblico

A tecnologia está em todos os lugares e faz parte das nossas vidas. Ela influencia na forma como nos relacionamos, como compramos ou pagamos e, principalmente, como aprendemos algo novo. E quando pensamos nas novas gerações ela se faz ainda mais presente. Nesse contexto, um dos maiores desafios da igreja é utilizar esses avanços tecnológicos em benefício no ambiente de ensino bíblico. Estar aberto a esses novos formatos de aprender e ensinar é um ponto fundamental nesse processo de mudanças. Sabemos que a Palavra da Verdade (Bíblia) não muda, e que seus princípios são eternos. Porém, a forma de ensino evolui. No início, a Palavra de Deus era ensinada por meio da tradição oral. Com o tempo, surgiram os papiros e a escrita. Os apóstolos, por exemplo, ensinavam congregações inteiras com o uso de cartas. E hoje? Será que a tecnologia pode ajudar esta geração no aprendizado cristão?

Pensando nisso, listamos os sete motivos do porquê sua escola bíblica precisa inserir a tecnologia no ensino cristão.

1. Novos formatos para trabalhar conteúdos melhoram a didática utilizada em sala

É fato que as novas gerações respiram tecnologia, e a internet é o motor propulsor dessa interação. Por meio dela eles podem, em um clique, visitar lugares, conhecer novas culturas ou ler um livro. E por que não utilizar esse hábito a favor dos professores da escola bíblica de sua igreja?

O ambiente online fornece inúmeras formas de transmitir a matéria fugindo das formas tradicionais. Aplicativos, sites e games são excelentes ferramentas para ensinar conteúdos de forma inovadora e sem perder a didática.

2. A interação entre os alunos aumenta em um ambiente tecnológico

Ao renovar os formatos de entrega do conteúdo, o reflexo imediato é o aumento da receptividade dos estudantes. Na prática, podemos notar que a interação na sala de aula aumenta, incentivando a colaboração entre eles. Atividades comuns como trabalhos em grupos passam a ter outra dinâmica em um ambiente que incentiva o uso de novas ferramentas.

Claro que essas alterações precisam ser graduais e sempre baseadas em avaliações constantes. Cada igreja pode receber o novo formato de uma maneira e cabe aos pastores e professores avaliarem os resultados e possíveis melhorias no processo.

3. O comprometimento dos alunos aumenta

Imagine a cena: Você acabou de ganhar uma máquina lava-louças, mas não sabe como instalá-la e não tem orçamento para chamar um técnico, ou seja, você tem um problema. Acontece que um dos seus hobbies é ver vídeos no YouTube. Logo, você procurará por um vídeo de como instalar seu presente e esse ‘problema’ passará a ser uma tarefa prazerosa para você.

Todos nós temos nossos hábitos online, e aproveitar isso em sala de aula torna o ambiente educacional muito mais propenso à colaboração e dedicação delas. Levar esses aplicativos, games e plataformas online para a sala é um convite à participação dos alunos, uma vez que eles estão habituados a utilizar essas ferramentas fora da igreja, fazendo com que o ensino bíblico não seja só uma atividade realizada os domingos, mas uma ferramenta útil para outros dias da semana. Aprender torna-se uma tarefa prazerosa e não apenas uma obrigação.

E essa satisfação em participar das aulas acaba sendo como uma semente que vai amadurecendo ao longo dos anos, fazendo com que o aluno queira estar na Escola Bíblica. As chances então de ele abandonar um ambiente em que sente prazer de estar são muito pequenas. Quanto maior for o vínculo que o aluno construir com a Escola Bíblica, menores serão as chances de evasão.

4. O ambiente da sala de aula melhora

Seguindo a linha do item anterior, ao utilizarmos a tecnologia em sala, os alunos automaticamente estarão mais felizes e dispostos a aprender, afinal esses são hábitos deles fora da igreja, e poder utilizá-los no ambiente da escola bíblica eleva a dedicação e o nível de satisfação com o ensino cristão. Os professores, por sua vez, podem testar novas formas de trabalhar os temas bíblicos e adaptar aqueles que tiverem melhores resultados.

5. Melhora o desempenho e o crescimento em conhecimento bíblico por parte dos alunos

Como já dissemos, o uso da tecnologia no ensino cristão possibilita ampliar a sala de aula para fora do horário e do ambiente da igreja, o que melhora, e muito, a produtividade da lição ministrada, a compreensão e a fixação dos temas por parte do aluno, fazendo com que seu crescimento espiritual seja perceptível.

6. Estimula os alunos a aprenderem e também a ensinarem

Quando o ensino bíblico é mais dinâmico, ele também se torna mais atrativo e memorável, o que estumula o aluno a compartilhar o conteúdo aprendido, aumentando, com isso, o diálogo com a família, em casa, acerca dos assuntos vistos em aula, promovendo discussões e debates significativos, transformando o aluno em um propagador das verdades bíblicas ministradas.

7. Tira o tédio das aulas

Aulas que são verdadeiros monólogos ou simples palestras são entendiantes. Por essa razão, manter os alunos motivados a frequentarem escolas bíblicas assim não é tarefa fácil. É preciso uma boa dose de criatividade para que a atenção deles fique focada no ensino.

Um aprendizado multimídia, por meio do qual o estudante possa absorver a informação com simulações, vídeos, jogos, podcasts e recursos educativos disponíveis na web, é muito mais instigante do que um ensino bíblico tradicional, apenas com a bíblia e o professor palestrando durante um longo período.

Quanto mais ávido o aluno for pelo conhecimento, melhor será seu desempenho. Porém, é missão do professor e da igreja despertar em sua congregação a paixão pelo saber de Deus, pela fome por conhecimento da Palavra de Deus. A tecnologia em sala de aula é uma excelente parceira nesse desafio.

Utilizar a tecnologia a favor da educação cristã é se adaptar a um futuro mais do que iminente. Porém, precisamos destacar que o propósito da Escola Bíblica é ensinar e aprender o evangelho, e que esse conhecimento é dado pelo próprio Senhor, por meio do Espírito Santo. Logo, o uso de dispositivos digitais deve ajudar nesse esforço, e não o atrapalhar.

O que achou?

Você utiliza a tecnologia no ensino de sua Igreja? Que ferramentas tecnológicas você já utiliza na Escola Bíblica? Você concorda com as razões apresentadas no artigo? Pretende adotar a tecnologia em sua EBD? Conte-nos mais sobre isso deixando um comentário abaixo.

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