Comunicação

Sete livros que todo Pastor Criativo deve ler para aprimorar a comunicação em sua Igreja

Ler é uma das melhores maneiras de manter sua criatividade afiada.

Pegar um novo livro pode ajudá-lo a aprender o que outras pessoas fizeram para desenvolver sua criatividade. Além disso, pode motivá-lo a experimentar coisas novas em seu contexto local.

Livros sobre comunicação e criatividade não faltam. Na verdade, a Amazon tem uma seção inteira dedicada a eles com milhares de títulos. No entanto, é mais difícil encontrar livros específicos ao que fazemos como igreja.

Para facilitar, reunimos uma lista de nossas leituras favoritas que são especificamente focadas no ministério criativo ou foram recomendadas por aqueles que servem nos ministérios de comunicação das igrejas tupiniquins.

Todos os livros indicados são vendidos pela Amazon. Se você adquirir qualquer um deles pelos links abaixo estará ajudando o site Pastor Criativo a fornecer artigos mais úteis, pois receberemos uma comissão pela venda, sem nenhum custo adicional para você.

Estes 8 livros ajudarão o ministério criativo de sua igreja a criar para a glória do Deus Criador:

1. Mídias Sociais na Igreja: Usando o meio digital para o Reino (Elis Amâncio).

Este é um livro que aborda questões técnicas para estruturar, organizar e melhorar a Comunicação de igrejas e ministérios. Além de dados e estatísticas das Mídias Sociais o livro tem dicas e ferramentas para auxiliar todo processo. Ano: 2018.

2. Propagare: Comunicação a Serviço do Reino (Márcio Alexandre Silva Junior).

Este livro tem como objetivo, na maior parte do tempo, ser um guia prático de como melhorar a comunicação da sua igreja ou ministério. Você aprenderá a criar diversas peças de comunicação passo a passo. Mas também, em alguns momentos da leitura, o autor tocará seu coração com experiências da graça de Deus. Ano: 2019.

3. Como criar um Ministério de Comunicação do Absoluto ZERO (Lucas Bezalel)

Neste livro você aprenderá como desenvolver um ministério de comunicação, descobrindo as melhores ferramentas para sua equipe. Um livro prático para você usar diariamente, de comunicador para comunicador. Ano: 2020.

4. A comunicação do IDE nas mídias sociais: um manual prático para transformar a comunicação da igreja num poderoso instrumento de evangelização (Vanda de Souza Machado).

Em tempos de mídias sociais investe-se muito tempo buscando conhecer os inumeráveis aplicativos que permitem a produção dos mais variáveis tipos e formatos de conteúdos para o ambiente digital. Porém, esses recursos são atualizados num curto espaço de tempo comprometendo todo o investimento. Neste livro, a autora busca ensinar as estratégias de comunicação adequadas para a linguagem das redes sociais e que jamais perderão a sua validade, pois se tratam de recursos milenares que inclusive foram utilizados por Jesus na formação da Grande Comissão de Fé. Esse é um manual prático de comunicação que transformará a comunicação da Igreja de Cristo num verdadeiro instrumento de evangelização. O livro apresenta estratégias fantásticas da comunicação e o passo a passo para criar um ministério de comunicação alinhado ao propósito do IDE ensinado por Jesus. Ano: 2020.

5. Igreja real na cultura digital (Misael Batista do Nascimento).

A cultura digital não é neutra e modifica o homem e, por conseguinte, a igreja. Não é mera ferramenta. Altera a concepção que temos das coisas criadas, inclusive de nós mesmos. É reducionista. Em sua transparência, bate de frente com o mistério. Expõe e planifica tudo. Em sua tela plana, só contempla altura e largura, sem profundidade. Seu poder reside no suposto atendimento a seis necessidades humanas. Será que ela cumpre o que promete? A cultura digital favorece ou dificulta o discipulado? Os cristãos devem fugir ou funcionar dentro dela? Como as verdades da Bíblia podem e devem ser apresentadas e distribuídas na cultura digital? Neste livro o autor se propõe a responder essas questões. Ano: 2020.

6. Igreja Digital? A missão da igreja no mundo pós-digital (Rodrigo Motta).

Neste livro você terá contato com o tema que vem ganhando espaço nas discussões sobre a comunicação da igreja pelo mundo. Ele nasceu a partir da inquietação do autor ao acompanhar todo o processo de comunicação das igrejas, brasileiras e de fora do país, observando que se desenvolvem plataformas suntuosas no mundo on-line e se esquecem das obrigações primárias da igreja, que são cuidar do próximo, do bairro, do entorno, e estimular o toque e o relacionamento entre as pessoas, formando uma comunidade real de fé que é preparada para seguir esse ciclo virtuoso de amplificação do Reino de Deus. Ano: 2020.

7. Como fazer uma comunicação eficiente para sua igreja: Comunicação Religiosa Eficaz, Artes para igreja, Marketing religioso, Comunicação para pastores e igrejas, Redes sociais para igreja (Márcio Junior)

Neste livro o autor pretende vai ajudar você e a sua igreja a criar uma comunicação mais eficiente, sem comprometer nenhum princípio do evangelho eterno. O autor sustenta ser possível fazer mais e melhor para Deus: uma boa logomarca, um cartaz bonito, um site ou rede social dinâmicos e atrativos. Tudo para colaborar com a proclamação da Palavra de Deus. Ano: 2021.

O que achou?

Você leu algum desses livros? Se sim, qual é o seu favorito? Foi valioso para seus esforços criativos em sua igreja? Conhece outro livro sobre o tema que tenha ficado de fora dessa lista? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.

1 comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *