Design

4 dicas práticas + 1 recurso fantástico para sua igreja produzir conteúdo com qualidade e rapidez para redes sociais

Com a pandemia, muitas igrejas passaram a adotar as mídias sociais para divulgar seus projetos, interagir com seu público (membros e visitantes), compartilhar conteúdos evangelísticos e, também, levar pessoas a Cristo.

De fato, a internet é um excelente “campo missionário”, e, se bem utilizada, é uma ferramenta poderosa para dar cumprimento à grande comissão (Mateus 28:18-20). A questão é: como as postagens de sua igreja podem se destacar de tantas outras publicações que o “mundo” oferece?

Sejamos honestos. Nem toda igreja tem designer. Muitas igrejas pequenas sequer tem um ministério de comunicação (ou algo parecido). Não são poucas onde o próprio pastor é quem se divide em preparar o sermão de domingo e movimentar as redes sociais da igreja. Mesmo as igrejas que têm pessoas comprometidas com essas tarefas podem ter dificuldade em encontrar tempo para criar postagens atraentes, inspiradoras e memoráveis.

Por essa razão, preparei essa lista com 4 dicas práticas + 1 recurso fantástico para sua igreja produzir conteúdo com qualidade e rapidez para redes sociais.

Vamos começar com as 4 dicas práticas:

1. Inclua o logotipo da sua igreja

Inclua o logotipo de sua igreja em absolutamente tudo o que você publica em suas redes sociais. Além de identificar imediatamente uma postagem como sendo da sua igreja, isso ajuda a divulgá-la quando esse conteúdo for compartilhado ou repostado por outras pessoas. Sem contar que isso cria autoridade para sua igreja. Por isso, lembre-se, mesmo que seja sutil, sempre inclua o logotipo ou o nome de sua igreja em suas postagens.

Igreja Red
Igreja Batista da Palavra

2. Tenha uma paleta de cores própria 

Uma das melhores maneiras de informar imediatamente ao seu público que uma postagem está vindo de sua igreja é usar uma paleta de cores familiar em todas as suas postagens. As cores que você usa devem funcionar bem juntas e combinar com o logotipo da sua igreja. Como as cores são fáceis de identificar, elas realmente ajudam a fazer com que suas postagens se destaquem das outras. Isso não significa que todas as suas artes devam ser iguais, muito pelo contrário. Mas você deve sempre incluir suas cores principais nela. Veja um bom exemplo de feed que segue essa lógica:

Movimento Convergência

3. Adicione fotos de seus membros

Embora haja uma infinidade de banco de imagens gratuitas que disponibilizam fotos maravilhosas, há muitos benefícios em usar fotos reais de sua congregação. Isso dará às pessoas uma visão verdadeira de como é sua igreja. Também é ótimo para mostrar à sua congregação que elas são a parte vital de sua igreja. Por isso, use fotos reais sempre que possível.

Igreja Batista Jardim Floresta
Igreja Batista Central de Balneário Camburiú

4. Use fontes legíveis e de leitura agradável.

Por incrível que pareça a escolha da fonte é extremamente importante. É possível transmitir desde alegria ou tristeza até seriedade e descontração apenas com o estilo da fonte que você optou em colocar na sua arte. Além disso, há fontes que são mais apropriadas para conteúdos infantis, e outras para pessoas de mais idade. Por essa razão, usar fontes amigáveis, legíveis, que tenham bom contraste e sem muita decoração, são sempre a melhor escolha. Leve em consideração o propósito da postagem, seu público alvo e suas necessidades. Simplificando, tenha empatia com seu público.

Igreja Batista Central de Balneário Camburiú
Igreja Red

Recurso indispensável

Bem, depois dessas dicas práticas, quero compartilhar um recursos fantástico, indispensáveis para sua igreja, seja ela grande ou pequena. 

Como eu disse no início, nem toda igreja tem um designer à sua disposição. Por isso, sou muito grato pela vida de designers profissionais que começaram a lançar pacotes gráficos para mídias sociais. Esses produtos tornam mais fácil a vida dos pastores de pequenas igrejas e de ministérios criativos quando se trata de postar conteúdos online, mesmo quando eles não têm mão de obra. Existem diferentes opções disponíveis na Internet, mas hoje apresento apenas uma:

Kit do Designer Gospel

O Kit do Designer Gospel é uma plataforma exclusiva, um verdadeiro banco de dados, com mais de 400 artes prontas, 100% editáveis no computador, celular ou tablet, por meio do Canva, além de 500 artes em PSD, prontas e editáveis no Photoshop. O Kit conta ainda com imagens em alta definição, que vão te ajudar muito nas edições das artes, incluindo fundos temáticos e texturas incríveis. Ele conta ainda com 150 modelos de artes prontas para camisas e canecas com tema cristão, prontas para estampar. Além de outros bônus, como modelos prontos de certificados de batismo, consagração, apresentação e carteirinhas de membro.  Tudo isso por apenas R$ 97,00 (Aproveite, está em promoção. O kit custava R$ 197,00). Para saber mais, clique aqui.

Experimente estas dicas e utilize o Kit do Designer Gospel para tornar suas postagens mais atraentes, inspiradoras e memoráveis.

O que achou?

Você já utilizou essas dicas nas postagens das mídias sociais de sua igreja? O que você faria de diferente? Já utiliza o Kit do Designer Gospel? Conhece outra ferramenta similar? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *