5 livros sobre administração de igrejas que todo pastor deveria ler em 2021
Qualquer instituição precisa de uma gestão jurídica e organizacional, e com a igreja não é diferente! A administração eclesiástica, ou seja, a tarefa de organizar, administrar e direcionar uma igreja é imprescindível. Afinal, mesmo sendo uma instituição sem fins lucrativos e ligada a Deus, isso não elimina a gestão humana.
Uma boa administração eclesiástica precisa ser organizada, pautada em um planejamento e seguindo todas as questões jurídicas. Afinal, perante a lei dos homens a igreja deve ser estruturada em pessoa jurídica, com estatutos, sede, diretoria e outras exigências legais. É preciso ainda ter uma denominação, patrimônio, regimento interno e existência física. Surge, com isso, a necessidade de se gerir o patrimônio físico: construções, móveis, instrumentos, veículos, telefones, etc. Sem mencionar a manutenção e atualização dos estatutos e regimentos internos que expressem seus padrões de doutrinas e cultura. Acrescenta-se ainda seu capital social e, capital intelectual, seus bens tangíveis e contas bancárias e cartões de credito corporativo. Tudo isso sem perder o foco da atividade principal da Igreja: a expansão do Reino de Deus por meio da pregação do Evangelho.
O grande problema é que Pastor não é administrador, mas na maioria dos casos terá que administrar a igreja.
Seria muito bom se os seminários ensinassem os seus alunos noções básicas de administração moldada por uma cosmovisão cristã.
Infelizmente, muitos pastores não possuem preparo nessa área e, de duas uma, entregam a administração a alguém com uma cosmovisão puramente empresarial, ou então tentam administrar sem as ferramentas adequadas. As duas opções são receita para problemas.
Pensando nisso, selecionamos 5 livros sobre administração de igrejas que todo pastor deveria ler em 2021, e que certamente serão uteis na tarefa de cuidar da gestão jurídica e organizacional da casa visível de Deus.
1. Gestão de Igrejas: princípios bíblicos e administrativos (Acyr de Gerone Junior)
Nesse livro o autor abordará conceitos de gestão de igrejas, apresentando princípios bíblicos de administração e aspectos jurídicos envolvidos nessa área. Além da gestão de recursos (humanos, materiais, patrimoniais, financeiros e contábeis), o autor fala a respeito da gestão de ministérios e departamentos da igreja. Se você é líder de uma igreja e precisa desenvolver suas habilidades de gerenciamento, tem aqui a oportunidade de compreender como os conhecimentos da administração podem ajudá-lo a cumprir sua missão como gestor sem que, com isso, você seja afastado dos princípios bíblicos. Ano: 2017.
2. Administração Eclesiástica: lideranças em atualização (Marcelo Alves da Silva)
Administrar não é tarefa fácil, especialmente quando se trata de organizações religiosas. No tempo da globalização, da gestão das emoções e da informação, é de suma importância ao gestor e a liderança manterem-se atualizados as constantes mudanças. Nesse livro o autor discorre sobre a relevância da administração eclesiástica para organizações religiosas, com vistas a torná-las mais explícitas, tendo como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância do bom preparo das lideranças e, especialmente dos gestores como responsáveis pelo planejamento estratégico da organização religiosa, sem deixar de lado o cuidado e a atenção espiritual, sendo eles mesmos, na maioria das vezes, os responsáveis espirituais dos fiéis da igreja. O livro oferece material para utilização geral nas organizações religiosas, demonstrando que os princípios da administração geral dialogam com a administração eclesiástica. Ano: 2020.
3. Guia de Boas Práticas para a Administração da Igreja (Marcelo Davila)
Nesse livro o autos compartilha algumas soluções de Administração que, em sua opinião, podem servir como ideias abençoadoras, possíveis de serem implementadas em qualquer igreja, independente do tamanho ou quantidade de membros que ela possui hoje. Esse livro é um guia de boas práticas baseadas em experiências pessoais positivas do autor, adquiridas ao longo de muitos anos, mostrando modelos e ideias de se fazer a administração da igreja no dia-a-dia. Ano: 2018.
4. Cartilha da Igreja Legal
Esse livro aborda temas ligados ao cotidiano administrativo, trabalhista, financeiro, fiscal e contábil das organizações religiosas. De acordo com o autor, ele é um guia para consulta rápida, a fim de ajudar na construção de igrejas e no cumprimento do seu dever fiscal, contábil e afins. Ano: 2019.
5. Direito Religioso – 3ª Ed. Ampliada E Atualizada – Questões Práticas E Teóricas (Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina)
O último livro de nossa seleção, e não menos importante, aborda questões teóricas profundas sem perder o olhar prático da experiência profissional dos autores. Esse livro é uma ferramenta prática para pastores, presbíteros e demais líderes religiosos, auxiliando-os especialmente nas questões jurídicas diárias da igreja. Além disso, o livro também tem o propósito de, definitivamente, tornar o Direito Religioso uma área autônoma do Direito, sendo uma ferramenta também para advogados, juízes, promotores, professores, acadêmicos e demais operadores do direito. Ano: 2020.
O que achou?
Você leu algum desses livros? Se sim, qual é o seu favorito? Foi valioso para a administração de sua igreja? Conhece outro livro sobre o tema que tenha ficado de fora dessa lista? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.
[…] que exista uma necessidade de controle e de prestação de contas. Escrevi um artigo com os 5 livros sobre administração de Igrejas que todo Pastor deveria ler que podem te ajudar nessa […]