Ensino

Atenção Professor: Sua aula na EBD não deve ser monótona

Em muitas igrejas que conheço os professores da Escola Bíblica Dominical, em geral aqueles que dão aulas para jovens ou adultos, se preocupam muito com o conteúdo a ser ensinado, o que é ótimo, mas se esquecem da didática na hora de ministrar o conteúdo, fazendo com que suas aulas sejam palestras chatas e monótonas.

Hoje vamos compartilhar um trecho de um artigo escrito pelo Pr. Jamie Dunlop, que, ao tratar desse tema, apresentou três razões pelas quais os professores da Bíblia não devem ser monótonos e quatro estratégias para evitar o ensino enfadonho.

1: DEUS É INTERESSANTE

Como disse Martyn Lloyd-Jones: “Há algo radicalmente errado com pregadores monótonos e enfadonhos. Como pode um homem ser entediante quando lida com tais temas? Eu diria que um ‘pregador chato’ é uma contradição de termos… Com o tema e mensagem grandiosos da Bíblia, o tédio é impossível.”[i]

O que pode ser mais bonito, mais inspirador e mais gratificante do que estudar intensamente as glórias do nosso Salvador, sua obra em nosso favor e seu plano perfeito para nós? Jesus descreveu o ensino como tirar tesouros novos e velhos de um depósito (Mt 13.52). Aulas monótonas refletem mal os tesouros magníficos sobre os quais nós professores temos a oportunidade de falar.

2. PROFESSORES DEVEM SER GENTIS

Paulo escreveu em 1Tm 3.3, que os líderes da igreja devem ser gentis com aqueles que supervisionam. E se os ministros principais da igreja devem ser gentis, não deveriam os outros que ensinam também ter o mesmo objetivo?

Parte de ser gentil significa lidar com as pessoas na situação em que elas estão. Muitas vezes, as pessoas que chegam à uma aula no domingo de manhã [ou à tarde] estão cansadas, distraídas e desanimadas. Esta é a realidade. Um professor gentil reconhece isto e busca atrair a turma para o tópico do dia, ao invés de simplesmente presumir que eles estão interessados.

3. PROFESSORES DEVEM SER APRENDIZES

Quando os professores são enfadonhos, isto significa que ou eles mesmos não foram cativados e comovidos pelas verdades incríveis que estão ensinando ou não são hábeis em compartilhar tal maravilha com os alunos. Normalmente, o problema é o primeiro. “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!”, exclamou Paulo (Rm. 11.33). Como é possível não ficarmos também comovidos quando nos deparamos com a sabedoria e conhecimento de Deus?

Como resultado, o ensino entediante não pode ser abordado somente com dicas e truques para melhorar o envolvimento na sala de aula. Muitas vezes, a raiz do ensino entediante são professores que necessitam compreender a glória daquilo que ensinam antes de se colocarem diante de uma classe.

Por isso, aqui estão três estratégias para ajudar professores (especialmente os leigos) a ensinarem de forma mais interessante.

ESTRATÉGIA 1: PERGUNTE O QUE DEIXA VOCÊ ENTUSIASMADO

Antes de se levantar para ensinar, o professor deve sempre se perguntar: “Quais são as duas ou três verdades, dentre as que vou apresentar, que mais me deixam entusiasmado?”. Anote-as e lembre-se de enfatizá-las quando estiver ensinando. A turma sabe que o professor passou mais tempo estudando o material do que eles. Quando o professor mostra aquilo que causou maior impacto durante o tempo de preparação, as pessoas geralmente compartilham seu entusiasmo.

A propósito, este é um bom padrão para saber quando você está preparado o suficiente para dar a aula. Você tem dificuldade em encontrar duas ou três verdades que o entusiasmam? Se sim, você provavelmente não está pronto para ensinar.

Quer aprender mais sobre educação cristã? Veja esses seis livros sobre Educação Cristã que você deveria ler em 2021.

ESTRATÉGIA 2: INTERAJA COM SUA TURMA

Uma das razões pelas quais as aulas da minha igreja são em formato de palestra é porque planejamos nosso programa de Escola Dominical para adultos de forma que seja mais fácil para ensinar — dar uma palestra exige menos habilidade do que administrar uma aula imprevisível que envolve toda a turma em discussões . Em outras palavras, nossas aulas foram projetadas para se tornarem uma fábrica de treinamento de professores. Nós as planejamos com professores inexperientes em vista.

Mas só porque as aulas têm formato de palestra não quer dizer que não queremos ouvir a turma. Um professor competente sabe isso por natureza. Professores mais novos precisam de um empurrãozinho nesta direção. Especificamente, professores mais novos precisam ser lembrados de que as melhores discussões geralmente acontecem não em resposta à pergunta de um aluno, mas em resposta a uma pergunta bem planejada do professor para a turma.

Uma pergunta boa tem várias respostas certas, é clara e simples de se perguntar (se for comprida demais para perguntar sem olhar as anotações, é comprida demais). Um bom professor inclui pelo menos algumas dessas em uma aula, especialmente no começo quando é necessário atrair as pessoas para se envolverem com o material estudado.

Aliás, não se esqueça de chamar as pessoas pelo nome. Ou pergunte o nome de quem você não conhece — mesmo que você fique com vergonha de não se lembrar do nome deles porque eles já se apresentaram três vezes. Seja modelo de humildade e pergunte os nomes deles.

ESTRATÉGIA 3: USE UMA APOSTILA

Mesmo que o ensino seja bastante claro, uma apostila sempre ajuda. Uma boa apostila identifica o que é mais importante em seu ensino, ajuda a turma a fazer anotações e mostra a lógica por trás do seu argumento, mostrando-lhes seu esboço. Peço a todas as nossas classes da Escola Dominical para adultos que tenham algo impresso para distribuição a cada semana e me esforço para motivar os professores a usarem apostilas. Afinal, a apostila geralmente é uma ferramenta mais importante do que as anotações do professor, já que os alunos a levam para casa. O ideal é que o professor se refira frequentemente à apostila durante a aula.

Alguns professores preferem usar apresentações de PowerPoint ou Keynote na tela ao invés de usar uma apostila. Pessoalmente prefiro que a turma esteja olhando para mim e não para a tela atrás de mim (veja a Estratégia 4) e a sala de aula ligeiramente escurecida, que ajuda para projeção na tela, não é adequada para pessoas que estão tentando ler suas Bíblias. Se tivermos que escolher entre slides e Bíblias, devemos escolher a Bíblia todas as vezes.

O que faz uma apostila ser boa? Aqui estão algumas sugestões:

  • Certifique-se de incluir um esboço do que você está ensinando. Geralmente, recomendo que o material liste os pontos principais da aula e suas subdivisões (um esboço em dois níveis).
  • A apostila deve incluir todas as referências das Escrituras usadas, para que as pessoas possam se concentrar em como você está aplicando as referências ao invés de gastar tempo anotando-as.
  • Inclua definições que você usará no seu ensino — especialmente aquelas que são compridas e complicadas.
  • A apostila deve incluir espaço suficiente para que as pessoas tomem nota (o que as incentiva a fazer anotações).
  • A apostila não deve conter palavras demais, para que os alunos não se distraiam do ensino ao tentar ler cada palavra.

Além da apostila, sugerimos o uso de outras ferramentas tecnológicas para dinamizar sua aula. Confira o artigo onde sugerimos sete motivos do porquê sua escola bíblica precisa inserir a tecnologia no ensino cristão.

ESTRATÉGIA 4: TIRE OS OLHOS (E AS MÃOS) DO PÓDIO (PÚLPITO)

Esta talvez seja a estratégia mais simples. Mas é incrível o quanto professores novos têm dificuldade em se envolver com a turma simplesmente por não olharem para as pessoas que estão ensinando. Aqui estão algumas dicas que dou aos professores de nossa Escola Dominical para adultos:

  • Leia suas anotações em voz alta pelo menos cinco vezes antes de ensinar (Você pode se safar com menos repetições se for um professor experiente). Isto ajuda a cortar partes das anotações que não soam bem; ajuda sua boca a se acostumar com o que você precisa dizer, para que soe natural; e permite olhar para as anotações com menor frequência, por conhecer melhor o material.
  • Imprima suas anotações com em letra grande e fique a alguns passos de distância do púlpito. Dá para imaginar a geometria: se você estiver a alguns passos, então só precisará mexer os olhos para olhar para as anotações em vez de virar a cabeça. Isto demora menos e muitos na classe nem perceberão que você olhou para baixo. Eu geralmente imprimo meus manuscritos em letra tamanho 16 e espaçamento 1,5. Este é um truque que aprendi antes mesmo de virar pastor, quando trabalhava como palestrante comercial. Como cada palestra envolvia muito dinheiro, minha empresa exigia que todos nós aprendêssemos a fazer palestras usando um manuscrito de uma forma que fosse envolvente. Eles nem desconfiavam que estavam treinando um pregador!
  • Quando passar de uma página para a próxima, passe as páginas uma sobre a outra em vez de virá-las. Isto faz com que a mudança de páginas seja menos perceptível. É ideal que haja espaço suficiente no pódio para colocar duas páginas lado a lado. Desta forma, não é necessário parar enquanto vira páginas, pois se move a página 2 para cobrir a página 1 (e revelar a página 3) assim que se termina a página 1. Se fizer isso, terminará com as suas anotações empilhadas na ordem reversa.
  • Tire as mãos do púlpito e os cotovelos do seu lado, assim, você gesticulará normalmente e seus gestos serão naturais.
  • Estas dicas são, em grande parte, mundanas e não particularmente espirituais? Pode ter certeza. Mas eu oro para que, ao aprender a envolver sua turma, você se torne cada vez mais experiente em direcioná-los para os tesouros que Cristo nos deu nas Escrituras.

[i] D. Martyn Lloyd-Jones, Preaching and Preachers (Grand Rapids: Zondervan, 1972), 87.

Trecho do artigo publicado pelo Pr. Jamie Dunlop, pastor associado da Igreja Batista Capitol Hill em Washington, DC, publicado originalmente pelo 9 Marks: https://www.9marks.org/article/content-isnt-everything-or-some-help-for-the-boring-bible-teacher/

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Esse artigo foi útil? Como é a sua aula na Escola Bíblica de sua igreja? Você já segue alguma dessas estratégias? Conhece alguma outra que gostaria de compartilhar? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.

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