Comunicação

Três perguntas que você deve responder antes de postar nas redes sociais de sua igreja

Publicar nas redes sociais pode ser uma das tarefa mais desafiadoras da comunicação de uma igreja, principalmente para aqueles que estão começando nessa área. Isso porque, administrar as páginas sociais de uma igreja significa representar toda a sua organização, ou seja: o pastor, os líderes, a equipe de voluntários e a congregação. (Sem pressão!)

Além disso, essas contas alcançam pessoas de dentro e de fora das paredes da igreja, o que pode ser confuso ao se tentar fazer conteúdos que sejam relevantes para todos.

Na melhor das hipóteses, as páginas sociais de uma igreja são úteis para:

  • Manter o engajamento dos membros fora dos horários normais de adoração pública;
  • Alcançar pessoas de sua comunidade e do mundo;
  • Comunicar informações importantes.

Para aumentar a complexidade, as coisas estão sempre mudando. Justamente quando parece que você começou a ter uma compreensão clara de como as coisas funcionam, uma nova plataforma surge, como o TikTok. Ou, um novo recurso é introduzido no Instagram que de repente recebe toda a atenção. Ou, para piorar, o algoritmo do Facebook muda sem avisar, fazendo com que suas postagens ​​não cheguem a ninguém.

A verdade é que a mídia social está sempre mudando. Por essa razão, o tipo de postagem, a aparência da postagem, a frequência e o método de entrega mudará constantemente. Mas, o propósito (glorificar a Deus e anunciar o evangelho com fidelidade) por trás de suas postagens nas redes sociais devem permanecer sempre os mesmos.

Se você quiser manter suas postagens alinhadas a esse propósito, recomendo que, antes de postar, você responda três perguntas básicas que vão te ajudar a analisar cada publicação que sua igreja fará nas redes sociais. Não importa o quão moderna ou atraente seja uma ideia de postagem, se a resposta a alguma dessas perguntas for negativa, não poste.

As três perguntas básicas são:

1. Isso agrega valor?

Esse é a primeira e a mais importante das perguntas que precisam ser respondidas. Muitas vezes, vejo igrejas postando coisas em suas páginas sociais que não significam nada para seu público online.

Se sua meta é envolver sua congregação fora do domingo, considere postagens que irão iluminar o dia deles, aumentar sua fé e gerar conversas. Isso é muito mais valioso do que gráficos ou fotos que simplesmente não dizem nada, apenas embelezam o feed da igreja. Uma ideia interessante é compartilhar a grande ideia do sermão de domingo, com perguntas que leve os membros a meditar e comentar sobre isso. Outra ideia é compartilhar um carrossel com aplicações práticas da mensagem, de modo a incentivar a congregação a começar a semana exercitando as lições do sermão.

Se sua meta é alcançar novas pessoas, considere o que é importante para esses recém-chegados. Em vez de apenas listar seus horários de serviço, expresse como reservar um tempo para a igreja pode tornar a semana deles melhor, mostre como sua série de sermões atual pode ajudá-los ou convide-os a fazer perguntas que estão pensando sobre sua igreja.

Se seu objetivo é comunicar informações, certifique-se de que sejam relevantes para uma grande parte do seu público online. Se for crucial apenas para um pequeno grupo de pessoas, outro meio de comunicação deve ser usado, como o WhatsApp ou Telegram, por exemplo.

Adquira o hábito de postar apenas conteúdos que agreguem valor, e comece a se desafiar para agregar ainda mais valor em suas postagens. O que você pode postar que seja útil para sua comunidade online?

2. Isso representa bem sua igreja?

Essa é uma pergunta que deve ser feita com frequência, porque é muito fácil ser pego nos estilos de postagem populares. Só porque algo é interessante ou atraente, não significa que pertença às páginas sociais da sua igreja.

Isso segue a visão do seu ministério? Representa bem o seu pastor? É o tipo de postagem que combina com a cultura e o estilo da sua igreja? Isso está de acordo com a doutrina da igreja?

Deixe-me fazer uma pergunta mais difícil. Se esta postagem for a única interação de alguém com sua organização, ela representaria sua igreja com precisão?

Embora isso possa parecer extremo e aumentar a pressão para postar, pode muito bem ser uma realidade para sua igreja. Alguém em sua comunidade pode ver apenas uma postagem sua durante todo o ano em sua linha do tempo. Por isso, tente refletir a missão, a visão, e os valores da sua igreja em tudo o que você publicar.

Isso significa que você não deve postar nada divertido? Bem, isto depende. A sua igreja é o tipo de lugar onde as pessoas se divertem? Pode não ser. Publique de acordo com a cultura única de sua congregação.

3. É o momento certo para isso?

O tempo é crucial para a mídia social. Pergunte a si mesmo o que está acontecendo na vida de seu público durante o período de sua postagem. Se o resto do mundo está focado em uma coisa e você está falando sobre outra, sua postagem vai cair por terra.

Um exemplo simples (e extremo) disso seria postar dicas para jejuar no dia de Natal. Além de sua postagem parecer impossível de ser praticada, ela simplesmente não é útil naquele dia em que as pessoas fazem planos para festejar juntas, geralmente com uma bela ceia natalina. Em vez disso, compartilhar postagens que despertem a gratidão e incentivem o vínculo familiar terá muito mais força.

Esteja antenado! Procure participar da conversa que seu público está tendo.

Outro exemplo de momento ruim seria postar uma pesquisa divertida e interativa em um momento em que a nação está de luto pela perda de uma figura pública ou passando por algum tipo de tragédia.

Outra coisa importante que precisa ser lembrada sobre o tempo é que você deve se certificar de que as pessoas necessárias em sua congregação, especialmente líderes e voluntários, foram informadas antes de você anunciar qualquer coisas para as massas. Para aqueles que estão envolvidos, pode ser frustrante saber as notícias da igreja primeiramente pelas redes sociais, antes de serem informados de uma forma mais formal. Em caso de dúvida, verifique com seu pastor ou líder antes de fazer anúncios ou compartilhar detalhes importantes.

Por fim, lembre-se…

Cada igreja é única. O que funciona para a igreja da esquina ou para o ministério daquele pastor popular que você segue no Instagram pode não funcionar bem para você. E tudo bem. Permaneça fiel a quem vocês são como igreja. Mantenha essas três perguntas por perto e leva-as a sério. Tenho certeza de que as publicações de sua igreja serão muito mais frutíferas.

Esta lista é uma adaptação do artigo Ask These 3 Questions Before You Post On Your Church’s Social Pages.

O que achou?

Você já respondeu alguma dessas perguntas antes de postar em suas redes sociais? Já se arrependeu de uma postagem feita nas mídias sociais de sua igreja por desconhecer essas perguntas? Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário abaixo.

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